terça-feira, 2 de outubro de 2012

CABEÇA D' ARÇÃ


Arçã é uma das 5 espécies de Rosmaninho que existem em Portugal, também designada como Arçanha.
Cabeça da arçã é o nome pelo qual, na minha terra, situada na Terra Quente Transmontana (Vilar Chão, Alfândega-da-Fé) é designada a flor da arçã.
Juntamente com a flor da esteva, a flor da arçã, é na minha opinião uma das flores mais bonitas que existem nos campos da Terra Quente Transmontana. Raros são os montes na minha terra onde não existem arçãs, existem mesmo campos e campos cobertos por arçãs, que para além da beleza da sua flor perfumam os campos com um aroma muito característico e próprio da Terra Quente.
De certa forma influenciado pelo já existente “Canil Flor d’ Esteva”, e homenageando as duas flores mais belas dos campos da Terra Quente Transmontana, optei por dar ao meu canil o nome de “Cabeça d’ Arçã”.
Da mesma forma que as flores da arçã embelezam e perfumam os campos da Terra Quente Transmontana, também se pretende que os cães do Canil Cabeça d’ Arçã sejam uma referência em beleza e trabalho.


A presente iniciativa visa também dar expressão a um sonho e objectivo antigo, o de ser criador de cães com nome próprio, ou mais correctamente com afixo, que no caso será “DA CABEÇA D’ ARÇÔ.
Objectivamente, esta iniciativa não visa a obtenção de lucro, o objectivo principal é possuir um grupo de cães bons e bonitos para a caça ao coelho e perdiz, e paralelamente tirar umas ninhadas, para poder minimizar os custos associados ao vício da caça e dos cães. Um outro objectivo é contribuir de forma positiva para a melhoria da raça de cães PODENGO PORTUGUÊS, através da introdução no LOP de exemplares morfologicamente e cinegeticamente bons, como é o exemplo da ROMANA que através da obtenção do seu RI no LOP, vai permitir a entrada de novos sangues na raça, que cruzados com sangues já existentes, como é o caso do ASTRO, que embora o seu afixo seja “VALE DA CABAÇA”, todo o seu sangue é do canil de “VEIROS”, uma referência nacional e internacional na raça Podengo Português de pelo Cerdoso, vai certamente representar um contributo positivo para a raça.
A todos que directa ou indirectamente estejam a tornar possível esta iniciativa ou venham a contribuir para o sucesso da mesma, desde já o meu agradecimento.


1 comentário:

  1. Interesado en cachorro de podenco portugues de color negro similar a las foto que adjunta.
    Escribo en español, no connozco su idioma
    saluda atentamenete
    fmarmesat@gmail.com

    ResponderEliminar